Santo Amaro do Maranhão - MA

Atualizado: Abr 30

(27/07/2018 e 10/11/2018)


Foi em 2011 quando tivemos a oportunidade de conhecer o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Na época, como a maioria das pessoas, pensávamos que era “logo ali” junto a Ilha de São Luís, mas para nossa surpresa, não é não. Fica a mais ou menos 300 quilômetros da Ilha do Amor. Naquela oportunidade fomos para Barreirinhas, o destino mais conhecido. Desta, para realizar este projeto, fomos para Santo Amaro do Maranhão, que também viemos a conhecer em outras instâncias. Posso afirmar que Santo Amaro é o portal do Parque. Anteriormente, o acesso era apenas por trilhas, nas quais somente com veículo 4×4 era possível chegar. Agora, há uma estrada que parte da localidade de Pedras, acesso bem fácil e sinalizado. O asfalto não chega adentrar a cidade. Com veículo traçado é possível seguir em frente, pois tem que atravessar o rio Alegre. Carros de pequeno porte não conseguem realizar a travessia. Estão sendo criados estacionamentos para que se possa deixar o veículo, de forma segura, enquanto você segue com os transportes credenciados. Muito m breve, o acesso será restrito apenas a esses veículos credenciados pela prefeitura e ICMBIO, para que desta maneira haja um cuidado maior com a preservação da área. Há muitos passeios que são oferecidos pela organização local com guias e pessoal especializado a valores bem atrativos. Há diversas pousadas e residências que oferecem acomodações para os turistas.


Santo Amaro do Maranhão pode ser resumido em uma palavra: Paraíso. Fomos muito bem recebidos pelo Secretário de Turismo da Prefeitura Municipal de Santo Amaro do Maranhão, o senhor Jorge Augusto Santos Silva, sua esposa Núcia Maria Silveira e os filhos Jorge Lucas e Emanuel Dário, que nos acolheram em sua residência e nos dando todo o apoio logístico e suporte para que pudéssemos realizar nosso trabalho, o que sem essa ajuda, seria muito difícil. E contando ainda, com nosso grande amigo e companheiro de trilhas, Jackson de Santo Amaro, experiente trilheiro, credenciado pela prefeitura e ICMBIo, capaz de levar você a conhecer o que de mais belo existe nos Lençóis Maranhenses.  Sugiro a quem for a Santo Amaro que não deixe de conhecer as comunidades de Betânia, Queimada dos Britos (um oásis no meio das dunas) e Ponta Verde (vila de pescadores).


De noite de lua cheia, eclipse lunar, nascer e por do sol é que realizamos as captações das imagens. Momentos únicos, os quais se tornam difíceis de contar em imagens, mas prometo que estamos nos esforçando.


(Texto Edemar Miqueta)




45 visualizações
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon

© 2019 Evandro Martin | SYNC Imagens